Textos meus.

O Tear ou O Manto das Tranças de Pérola

"Quem se encosta em ser concha é que pode saber das origens do som"
Manoel de Barros 
 Sentada diante dessa fogueira, ao lado de meu mestre, recebo as lições da pérola maior. Diante da preparação de nossa chave de ouro, faço promessas de manter meu coração limpo.
 Esse ensinamento tem sido a linha principal em meu tear. Tantas outras foram usadas... E ainda falta bastante. Tramo orações pacientes. A cada ponto indo e voltando, corrigindo manualmente o cruzamento das lições.
 Me acompanham visões de quando esse manto foi projetado. Mas a lembrança fragmentada do passado, enevoada, não é suficiente para clarear em minha memória todo o caminho já trilhado. Olho esse tecido incompleto e sonho com seu acabamento, com bordados de um jardim florido, com tranças e pérolas ofertadas como gratidão. Um manto puro.
 Com a chave dourada em mãos, mergulho num oceano, profundo, desconhecido. Não sei o caminho. Onde acharei cada pérola, como encontrarei cada concha, como abrirei, com que força, o que terei que enfrentar: são tantas as perguntas. No entanto confio. Quem fia cada linha desse tear são regentes de coros celestiais. No ressoar desses coros me vejo novamente diante do fogo que acendemos naquela noite, me vejo nos olhos do mestre que me guia fora e dentro de mim.
 Me reconheço a caminho.
 Meu desejo é cantar. Celestialmente.

03/junho/2010



Estava pensando... "Ser" não é um caminho? Não é movimento?
Não é uma queda? Uma estrada? O vento?
Uma dança de mudança constante, assim, meio sem fim?
Meio sem. Meio vazio. Meio de preenchimento, que se enche, se enche... 
Eternamente até quando já não for...
"Ser" não é um meio de poder existir em algum lugar, mas que na verdade, não é exatamente a realidade?

O Fernando Pessoa disse:
"Há entre quem sou e estou uma diferença de verbo."
O que se passa no caminho entre quem sou e estou?
O que há no caminho do meio?
Isso é sabedoria? 
09/julho/2010 

Faz parte da cura. 09/setembro/2010
Minha vida tá mudando muito. Espero ter força prá segurar as pontas e dar conta do vôo e do mergulho. Espero ter sempre confiança e serenidade prá fazer tudo direitinho. É tudo muito novo e eu me sinto preparada. É bem diferente do que eu imaginava que iria acontecer, mas muito maior e mais importante do que eu imaginava também. Dá vontade de chorar às vezes. Dá vontade de ficar quietinha. Onde é que isso vai dar? Me sinto pequena também. Me sinto crescendo aos poucos. Me sinto criança. Silencio por um minuto, que eu preciso sentir meu coração. Estou entregue, estou me curando, estou me dispondo a viver o que for preciso se o que vier for luz. E é. Eu sei. Porque se não fosse não estaria acontecendo agora. Me sinto voltando a ser uma pessoa que eu nem lembrava que eu era, e eu gostava tanto... Não sei o que é isso direito, deve ser uma essência. E isso é uma das coisas que mais me dá medo. Um outro me fazendo me reconhecer. Me fazendo relembrar minha vida, quem sou, quem fui, o que não precisa mais ser... Me dá medo, mas é bonito. Eu acho, e isso também é o que mais me faz acreditar que é verdadeiro. Reencontro em mim uma energia muito bonita, mas que é muito grande e que eu não sei o quanto consegui colocá-la no mundo. Eu também não sei qual é a maneira de colocar. Mas estou experimentando. Minha presença é isso o que estou sentindo agora. Essa emoção, esse achar bonito, esse gostar de poesia, isso que me movimenta e me faz cantar. Tomara que dê certo.




Porquê minha vida tá cheia de amor prá dar.